5 itens para observar na hora de contratar um arquiteto

5 itens contratar um arquiteto

Ter uma casa para chamar de sua é o sonho de muita gente, afinal, nada melhor do que um espaço agradável para ter privacidade. Embora seja um item primordial para a moradia, a casa própria não deve ser somente um refúgio funcional, mas, sim, um local de aconchego e beleza para seus moradores. E para unir essas características de maneira harmônica, nada melhor do que a ajuda de um profissional de arquitetura. Veja agora 5 itens para observar quando contratar um arquiteto!

1. Portfólio do arquiteto

A primeira coisa a se fazer é avaliar o portfólio dos profissionais escolhidos. Hoje, muitos arquitetos disponibilizam e divulgam os trabalhos já realizados na internet por meio de sites, blogs e até redes sociais. Além disso, esteja atento para as áreas de interesse e atuação, já que muitos profissionais optam por seguir trabalhos nos quais mais se identificam.

Um arquiteto urbanista pode preferir não realizar a composição de interiores da sua casa, assim como um paisagista pode não ter experiência suficiente na elaboração de plantas para empreendimentos comerciais.

A escolha entre o profissional especializado ou aquele que abraça diferentes ramos da arquitetura vai depender das suas necessidades. Assim, procure conhecer o estilo de cada um e saiba se o modo de trabalho está de acordo com o que você busca no projeto.

2. Experiência do escritório

Para garantir qualidade, você também deve atentar para as características do escritório. Algumas empresas focam em trabalhos específicos, enquanto outras realizam projetos de todos os segmentos. Dependendo do seu objetivo, vale procurar locais especializados em determinado tipo de segmento: comercial, residencial, industrial, corporativo, hoteleiro, entre outros. A Soprojetos, por exemplo, atual principalmente na área de projetos de arquitetura residenciais.

Também vale a pena saber um pouco sobre o que os clientes do escritório dizem sobre os serviços e se os arquitetos possuem experiência no segmento que você procura.

Os projetos da Soprojetos, são feitos por arquitetos com experiência nacional e internacional, além de ser um escritório que foi testado e aprovado por mais de 5 mil clientes.

3. Negociação de prazos e alterações

Negociação de prazos e alterações com um arquiteto

Um item muito importante antes de fechar contrato é verificar como o arquiteto estabelece seus prazos de entrega e possíveis alterações de projeto.

Todos querem que as etapas sejam cumpridas no tempo certo e participar da concepção de sua casa.

Além disso, pergunte ao profissional escolhido se ele permite modificações ao longo do projeto e se costuma cobrar por esse serviço. Se a resposta for positiva, certifique-se de que os prazos definidos para cada alteração sejam vantajosos para ambas as partes.

A Soprojetos permite modificações em seus projetos padrões, para saber mais sobre isso, basta clicar em “Gostou, mas precisa modificar algo?” na página do projeto que você quer modificar.

4. Materiais disponibilizados

Verifique quais são os materiais complementares apresentados pelo arquiteto. Quanto mais informações relativas ao projeto ele puder lhe mostrar, melhor.

Além do projeto arquitetônico de acordo com o exigido pela prefeitura, o arquiteto tem a opção de oferecer outros materiais adicionais aos seus clientes, que servem de apoio para o entendimento das ideias e composições do projeto.

São desenhos à parte que, embora não sejam obrigatórios para a execução do projeto, se tornam um diferencial atrativo e de fácil compreensão.

Como exemplo de materiais adicionais que você pode solicitar ao seu arquiteto, estão as representações artísticas de ambientes internos, perspectivas feitas à mão, croquis, maquetes eletrônicas e até vídeos demonstrativos, porém, verifique com seu arquiteto se ele oferece algum desses materiais, e se eles terão um custo adicional.

Esses materiais adicionais podem ajudar na hora de escolher determinados revestimentos e componentes do projeto.

5. Participação no projeto

Contratar um arquiteto

Embora possuam inúmeras atribuições, muitos arquitetos preferem atuar apenas na elaboração de projetos arquitetônicos.

Por esse motivo, o acompanhamento e o gerenciamento de obra habitualmente são serviços cobrados à parte.

A Soprojetos sugere que na compra de um de nossos projetos, você contrate um engenheiro ou um profissional habilitado para acompanhar e gerenciar sua obra. Para saber mais sobre o assunto, leia nosso post sobre “Como contratar um bom construtor para o projeto da sua casa”.

Está pensando em contratar um arquiteto para projetar sua casa? Então siga a página da Soprojetos no Facebook e conheça um pouco mais sobre nosso trabalho, ou leia o post sobre "12 motivos para comprar na Soprojetos".

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.