Construir uma casa ou comprar um apartamento, e agora?

O que é melhor, construir uma casa ou comprar um apartamento.

Ter uma casa própria com aquele belo quintal e uma área de churrasco para chamar todos os amigos é o sonho de muitos brasileiros. Porém, na hora de decidir entre construir uma casa ou adquirir um apartamento temos muitas dúvidas sobre qual seria melhor.

A escolha vai depender do seu perfil, se você vai morar sozinho não seria recomendado que morasse em uma casa, afinal, existem manutenções necessárias nos ambientes e neste caso o mais indicado seria um apartamento menor, confortável e que supra suas necessidades, mas caso vá mudar com toda a sua família, construir uma casa com certeza é a melhor escolha.

Por que construir uma casa?

Construir um sobrado moderno com 3 quartos e varanda - Cód. 93

Sobrado moderno com 3 quartos e varanda - Cód. 93

Uma das principais vantagens de uma casa com certeza é o espaço, além de ser geralmente maior, você vai ter a liberdade de construir a sua casa de acordo com suas necessidades e da sua família, aumentando ou diminuindo os cômodos que você desejar, exemplo: se sua família costuma se reunir na sala, seria boa a escolha de uma casa que tenha uma sala maior, ou se sua família sempre recebe muitos amigos para um churrasco, é imprescindível ter uma área de churrasco ou varanda gourmet mais ampla, tudo isso você poderá definir no momento do projeto, antes de construir sua casa. Além de escolher a fachada do imóvel como quiser.

Nada melhor do que não ter vizinhos sendo incomodados, em uma casa, você tem uma maior distância para os seus vizinhos, tendo assim mais privacidade.

Outro ponto a favor é o fato de poder ter um espaço maior para cultivar plantas, fazer aquela hortinha e ter o animal de estimação que preferir. Além disso, se você tem filhos, estes terão um espaço maior para brincar sem precisar sair de casa.

Morar em uma casa nos deixa com a sensação de maior liberdade, mas temos que tomar cuidado com a segurança, afinal, segurança nunca é demais, então o uso de cercas elétricas, circuitos de TV e a contratação de um serviço de vigilância ameniza ou até elimina esse pequeno problema.

Por que morar em um apartamento?

Comprar apartamento ou construir uma casa

Nada como um porteiro 24 horas para se sentir mais seguro não é mesmo? Porém, morar em um apartamento requer respeitar as regras internas e aceitar as decisões coletivas, concordando ou não. Antes de adquirir um apartamento, analise a rotina do local para ver se combina com seu estilo de vida.

Em compensação você provavelmente terá uma academia, piscinachurrasqueira, parquinho, campo de futebol e salão de festas, com um custo de manutenção mais baixo já que são divididos entre os condôminos, porém, você talvez tenha que reserva-las com antecedência ou até dividir esses espaços.

O que mais incomoda nos edifícios residenciais são os casos comuns de barulho, imagine aquele vizinho que adora escutar o som alto e você tem que, por vezes, reclamar ao síndico. Ou aquela vizinha que chega tarde da noite e fica andando de salto até altas horas da madrugada, o que pode lhe fazer passar noites em claro criando planos de protesto a favor do silêncio (quem nunca pensou em bater com a vassoura no teto?).  Este é um ponto a ser considerado na hora da sua escolha. Existem edifícios que possuem proteção acústica para minimizar este problema, mas na maioria este é um caso muito comum.

O espaço será uma desvantagem, é claro que existem apartamentos de todos os tamanhos, mas em boa parte dos casos eles são bem menores que as casas e se você não fizer uma boa escolha na hora da compra poderá adquirir um apartamento com ambientes apertados para a convivência, o que pode comprometer o conforto, por isso fique atento as dimensões dos cômodos do apartamento. Caso você more sozinho esta não será uma desvantagem para você.

Conclusão

Tudo vai depender do perfil do morador, não existe certo ou errado, mas você pode identificar o que poderia lhe incomodar no seu dia a dia. E além disso, e importante analisar se com o valor investido em um apartamento você não estará fazendo um melhor negócio construindo uma casa maior e mais confortável para você e sua família.

Gostou desse post? Então não deixe de curtir, comentar e compartilhar em suas redes sociais!

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.