Por que ter uma casa com closet?

Modelo de casa com closet

O closet hoje está se tornando cada vez mais importante na hora de projetar a sua casa, nada como um espaço feito sob medida para guardar todas suas roupas sapatos e acessórios. Tanto homens quanto mulheres, aderem a esse novo cômodo na casa, tornando prático e aumentando a privacidade e organização na hora de trocar de roupas.

Quem nunca imaginou aquela prateleira organizada com todos os sapatos ou aquele espaço para guardar a coleção de relógios e óculos?

Abaixo mostramos três plantas de casas com closet diferentes que mostram como ter uma casa com closet.

Planta de casa com closet 01

Planta de casa térrea com varanda gourmet e pergolado com closet

Planta de casa térrea com varanda gourmet e pergolado - Cód 103

Caso você goste da ideia de closet aberto, essa planta de casa é ideal para você, esse tipo de closet torna o espaço para a circulação dentro do quarto maior (veja na suíte 01), assim podendo sair do banheiro e escolher suas roupas em um espaço confortável. Imagine a beleza que ficará se as portas do closet forem todas espelhadas? Tudo vai depender da criatividade para o acabamento e impacto que o closet aberto vai dar ao seu quarto.

Este projeto é para terrenos a partir de 12,00m (frente) x 25,00m (profundidade), e contém 3 quartos sendo um suíte e closet uma ampla sala de estar conjugada com a sala de jantar e varanda gourmet.

Planta de casa com closet 02

Ampla casa térrea com varanda gourmet e closet - Cód. 110

Ampla casa térrea com varanda gourmet - Cód. 110

Se você prefere ter a privacidade de se arrumar em um cômodo fechado, você vai gostar desse projeto, com um closet de 7,31m² todas as suas roupas e acessórios ficarão organizados em um ótimo espaço para o casal, podendo ser dividido com um lado da parede para cada um e assim dividir os nichos de acordo com sua preferência.

Neste projeto além da suíte máster com closet temos mais dois quartos sala de jantar e estar conjugada com cozinha americana e varanda gourmet.

Planta de casa com closet 03

Planta de casa térrea 10 por 24 com lareira e closet - Cód. 97

Planta de Casa Térrea 10 por 24 com lareira - Cód. 97

Não é apenas em espaços grandes que se faz um closet bom, na planta acima podemos ver um closet com 1,60m x 2,10m dentro do quarto dividido apenas por uma parede tornando o ambiente fechado para quem prefira ter essa maior privacidade na hora de trocar de roupa.

Neste projeto você tem a opção de construir um deck na área da frente para as reuniões com amigos, além da suíte, essa casa possui dois quartos sala de estar e jantar conjugadas e cozinha americana.

Qual a diferença de um closet masculino para um feminino?

Todos sabemos que homens e mulheres têm muitas diferenças na hora de se vestir além de tipicamente mulheres terem bem mais sapatos enquanto os homens já precisam de um espaço maior para as camisas sociais o projeto precisa considerar essas diferenças.

Para os homens, gravatas, ternos, camisas, devem ser acomodados em cabideiros já os sapatos em prateleiras e/ou gaveteiros de tamanhos específicos.

Já para as mulheres o espaço do closet deve prever espaço para as bolsas e uma maior quantidade de sapatos, mais altura no cabideiro para os vestidos longos, local para maquiagem e acessórios.

Vale a pena aproveitar as partes mais altas para acomodar objetos como malas ou caixas com roupas de inverno ou que você use apenas em ocasiões especiais. Aproveite esse espaço para colocar aqueles itens pouco usados, malas, caixas customizadas etiquetadas ajudam bastante.

Qual o tamanho ideal de um closet?

Closet é um espaço ideal onde será organizado suas roupas com um acesso fácil além de proporcionar praticidade na hora de se vestir, um closet tem que ser dimensionado de forma que acomode todos os pertences de uma forma organizada e que seja fácil o manuseio.

O tamanho do closet vai variar de acordo com a necessidade de quem vai utilizar. Áreas a partir de 5m² já são consideradas adequadas para um closet, mas para tirar todas suas dúvidas, vamos aos tamanhos específicos.

A profundidade do armário deve ser, 55cm se for sem porta contando a largura do cabide com roupa, 60cm. Some mais 1 metro para a circulação e teremos a largura mínima do closet que deve ser 1,60m para armários (só um lado), menos que isso pode ficar desconfortável.

Na hora de acomodar as roupas devemos levar em consideração 90cm a 110cm de altura para camisas, ternos, paletós, blusas e jaquetas; em torno de 120cm de altura para casacos e saias e 140cm a 160cm de altura para vestidos longos.

Para as gavetas, é ideal que não ultrapassem 50cm de largura, assim elas não ficam muito pesadas e difíceis de usar e a altura vai depender para o que será usado a gaveta sendo indicado 10cm a 12cm de altura para bijuterias e acessórios (ideal para fazer a divisão em nichos ou caixas separadoras), 10cm a 15cm para lingeris, em torno de 18cm para camisetas com pelo menos 25cm de largura e 35cm a 45cm para blusas e roupas de lã.

As prateleiras e os nichos também são muito práticos, podendo acomodar desde camisetas até roupas de lã, roupas de cama e de banho, além de sapatos e bolsas. Para o maleiro, deve-se considerar 45cm de altura.

Para ver mais projetos de casa com closet acesse o link: https://www.soprojetos.com.br/ver-projetos/closet/plantas

Quer ver algumas imagens de casa com closet para se inspirar? Acesse nosso board "Closets" no Pinterest.

Follow Soprojetos's board Closets on Pinterest.

Inscreva-se agora

E tenha acesso as últimas novidades em projetos, ferrramentas, ebooks e muito mais!
Junte-se aos nossos mais de 100.000 seguidores.